top of page

 

 

Joanildo Albuquerque Burity

A Modernidade e as origens do protestantismo

Possui bacharelado em História pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), doutorado em Ideology and Discourse Analysis (Ciência Política) pela University of Essex, Inglaterra (1995), com pós-doutorado na University of Westminster, Inglaterra (2003). É pesquisador titular, Diretor de Formacão e Desenvolvimento Profissional e professor do Mestrado Profissional em Ciëncias Sociais para o Ensino Médio, na Fundação Joaquim Nabuco, e professor colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Senior Lecturer dos Departamentos de Governo e Assuntos Internacionais e de Teologia e Religião e Coordenador do Programa de Mestrado sobre Religião e Globalização da Universidade de Durham, Inglaterra (2009-2013). Sua pesquisa se concentra nas áreas da Ciência Política e da Sociologia, com ênfase em Comportamento Político, atuando principalmente nos seguintes temas: religião e globalização; religião e política; cultura e identidade; religião e sociedade; gestão pública e políticas sociais; movimentos sociais; globalização e cultura; metodologia qualitativa (especialmente análise do discurso); e teoria política contemporânea. 

 

 

 

 

 

Zwinglio Mota Dias

Dimensões éticas do Protestantismo Brasileiro

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Evangélica de Teologia de Buenos Aires, Argentina(1963) e doutorado em Teologia - Universitat Hamburg, Alemanha (1978). Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora foi aposentado em 2011 por ter alcançado idade limite para permanência no serviço público. Continua exercendo suas atividades docentes e de pesquisa na condição de professor-convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Missiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia, política, ecumenismo, direitos humanos, eclesiologia e pentecostalismo.

 

 

 

 

Paulo Donizeti Sierspiski

As Missões modernas: por que Brasil?

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1987), graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (1982) e doutorado (Ph.D. in Church History) pelo The Southern Baptist Theological Seminary (1989) e Pós-Doutorado na  University of Notre Dame. . Tradutor, com dezenas de trabalhos publicados sobre o protestantismo brasileiro e história do cristianismo, atualmente é professor da Graduação e diretor do Departamento de História na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de História das Religiões e desenvolve Projetos de Pesquisa nas Linhas de História, Religião, Política e Sociedade. Ministra disciplina em EaD e presta assessoria em projetos de educação a distância.

 

 

 

 

 

Martin Norberto Dreher

História, uma maneira de compreender o protestantismo brasileiro

Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1970) e doutorado em Teologia Com Concentração Em História da Igreja - Ludwig-Maximilians-Universität München (1975). Após atuar na Faculdades EST e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, é professor emérito.. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração alemã, rio grande do sul, imigração, Brasil e religião. Professor emérito, atuou durante mais de vinte anos da Escola Superior de teologia/EST e na Universidade do Rio dos Sinos, publicou mais de cem trabalhos sobre religião e protestantismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

                                   

CONFERÊNCIAS:

bottom of page